8 de nov. de 2015

O Judas na vida moderna!


Não há um ser humano na terra, em nenhuma parte desse planeta, que não tenha tomado uma punhalada nas costas. 
Na minha modesta opinião, se a punhalada vem de uma vez só, é até uma bênção. Porque na maioria dos casos, a coisa toda acontece silenciosamente. Estocada a estocada. Doses homeopáticas de falsidade e intrigas. E nada percebemos, até sermos mortalmente feridos.
Mas aí é que esta o ‘x’ da questão. Se nós estamos mortalmente feridos, no sentido figurado. O traidor esta moralmente, e nesse caso, no sentido literal da palavra.
Eu acredito firmemente que quem trai  se prejudica muito mais do que ao traído. Historicamente podemos citar muitos casos de traição que comprovam isso. Vários exemplos de traidores que obtiveram o máximo do mal com suas atitudes covardes, mas que também não viveram felizes para sempre depois!
‘Judas traiu Jesus, Brutus traiu Julio Cesar, Joaquim Silvério traiu Tiradentes. Esses são apenas alguns nomes.
Os traidores sempre existiram e sempre existirão.’

Na vida cotidiana e banal nossa de todos os dias, os traidores no geral não chegam tão longe. Não estão buscando ascensão social nem riquezas. O que nos leva a questionamentos inevitáveis:
_Porque são tão falsos e fingidos? Pra quê?
_Eles são maus? E por isso curtem ver as pessoas sofrendo e etc?
_Não! Eles não são maus e nem pensam no que as pessoas vão sentir. Eles são apenas pessoas fracas. Que agem em beneficio próprio o tempo todo. Não possuem o beneficio da coragem. A fofoca e a intriga no geral são a único caminho que os fracos encontram num momento de crise.
Gosto e prefiro acreditar que todos temos material a nossa volta e interiormente para sermos pessoas boas e honestas o tempo todo. Comprometidas não somente com nosso próprio bem estar, mas com o de todos os outros a nossa volta. O que vai definir quem seremos é nossa coragem para trilhar o caminho mais difícil.  Se não temos essa coragem, arrumamos desculpas pra justificar a fraqueza de caráter, tomamos o caminho mais fácil e então traímos e causamos dor.
Tudo vai depender de nossas escolhas. De quais escolhas faremos num momento crucial.

O que não podemos e não devemos é reduzir ou definir alguém por uma ação, uma palavra, um gesto. Busque nos contextos a causa.
O relevante está nos sentimentos que impulsionam ações, não na ação em si.

Pense:

Terem feito uma fofoca, ou te exposto de alguma forma, em si, tem pouca relevância. O  que pensam ou falam de nós não nos define, principalmente quando não estamos presentes. Não se importe com isso! Foque no sentimento que impulsionou alguém que você considerava a te expor dessa maneira. A atitude dele não vai alterar sua vida, além do fato de que agora você tem uma pessoa a menos no seu ciclo e isso é puro lucro. Era uma vez um amigo. Aliás, era uma vez  um fraco que te expôs por total incapacidade de ser alguém melhor. E falando em melhor, o melhor é que ele sabe que é um fraco. Não precisa de nenhum outro castigo além desse.
Somos produto do meio em que vivemos, das lições que tiramos das nossas vivencias. Todos podemos ser melhores um dia.
Seu ex amigo traidor pode melhorar enquanto ser humano, com certeza, mas primeiro ele tem que querer isso, mas que seja longe de você!
No geral as pessoas fazem conosco o que permitimos. Embora tenhamos pouco controle do que fazem com nossos nomes e historias quando não estamos presentes. Temos total controle na escolha dos que nos cercam e principalmente dos que chamamos de amigo. Se esta claro que falhamos  na escolha de um amigo, esta claro que alterações nos critérios que usamos para escolhê-los precisam ser feitos, certo?

O perdão deve ser praticado porque as mágoas nos aprisionam a nossos desafetos e não queremos agasalhar cobra, como sabiamente diz uma amiga minha (AMIGA MESMO!!!).
Perdoe e esqueça mas não queira ao seu lado alguém que foi covarde o suficiente pra te colocar no fogo e sair correndo.

O que movimenta os Judas da vida moderna é o mesmo que movimentava no passado e nas histórias, a fraqueza de caráter, e até que eles se tornem pessoas melhores(se desejarem, claro!) eles irão trair de novo e novo, todas as vezes que se sentirem acuados. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário